Recanto de São Francisco inaugura escultura Gaia e já se destaca como referência de arte em Salvador

A associação Amigos pelo Itaigara (Apita) inaugura neste sábado (02/12), às 16h, no Recanto de São Francisco (Rua Reitor Macedo Costa, Alto do Itaigara, nas proximidades do Colégio Sartre), a escultura Gaia, doada ao Recanto pelo artista cearense Chico Augusto. Na ocasião, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), será  realizado no local o plantio das primeiras mudas de uma horta comunitária, com atividades culturais e infantis, feira de artesanato, gastronomia e jardinagem.

 

O Recanto de São Francisco é o mais novo bosque de esculturas e mosaicos de Salvador. Antes um terreno baldio, muitas vezes usado para o descarte de lixo e entulho, foi transformado pela Apita em uma agradável praça e espaço cultural que combinam natureza e obras de arte com brinquedos infantis, fonte e trilhas em meio à mata.  Iniciado há sete anos, o projeto do Recanto está se tornando, dia a dia, referência de arte, preservação ambiental, inovação e vida comunitária na cidade.

Programação no sábado terá plantio das primeiras mudas de uma horta comunitária, oficinas e feira de artesanato

 

Mãe Terra

 

Com seis metros de altura, a escultura Gaia evoca aquilo que a mitologia grega chama de Mãe Terra e nos remete ao conceito filosófico relativo à sobrevivência da vida no planeta. Radicado em Salvador há 42 anos, Chico Augusto tem trabalhos premiados na Bienal do Recôncavo, muitos deles expostos no Brasil e no exterior. Algumas de suas obras compõem o acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Gaia se junta a outras duas obras de arte recentemente instaladas no Recanto: “Mãe Bahia”, doada pelo artista Israel Kislansky; e “Cálice”, doação do artista Eliezer Nobre.

PROGRAMAÇÃO

– Inauguração da nova escultura Gaia, doada por Chico Augusto

– Início do plantio da Horta Comunitária em parceria com a Secis

– Feirinha de artesanato, comes e bebes e jardinagem

– Oficina Infantil de plantio de mudas com Viviany Moreira (Ecojardim)

– Oficina Infantil de ilustração criativa com a arquiteta e ilustradora Iris Pirajá

– Coral “Cantando as Horas”

– Show do cantor e compositor Carcará

– Tirolesa, trilha ecológica e parque infantil

 

A Apita – Amigos pelo Itaigara – é um movimento em defesa da arborização e do cuidado com o espaço público. Nasceu em 2010 quando o médico Mario Amici, seu idealizador, decidiu ter voz quando recebeu como resposta “aqui você não ‘apita’ nada” ao protestar contra a derrubada de árvores em frente à sua casa._ SERVIÇO

Inauguração da escultura GAIA no Recanto de São Francisco

Quando: 2 de dezembro de 2017, das 15h30 às 20h

Local: Recanto de São Francisco (Rua Reitor Macedo Costa – Alto do Itaigara)
Preço: Grátis

*Contato:* apita.salvador@gmail.com